domingo, 18 de dezembro de 2011

Beverly Hills COBRA - Um tira da Pesada com Sylvester Stallone.

Um policial de Detroit investiga um assassinato, que o leva a Beverly Hills. Essa é a sinopse de Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop - 1984). O filme é escrito por Daniel Petrie Jr, que também escreveu o clássico Uma Dupla Quase Perfeita com Tom Hanks (Turner & Hooch - 1989). Curiosamente, a história que foi escrita foi bem diferente do filme que foi as telas.

Beverly Hills Cop foi escrito como um filme sério, com Sylvester Stallone como protagonista. Stallone já havia sido contratado pelo estúdio para protagonizar o projeto e chegou a sugerir várias mudanças no roteiro, como a troca do nome do protagonista de Axel Foley para Axel Cobretti. Algumas destas mudanças não foram bem recebidas pelo estúdio. Stallone chegou a sugerir um outro final para o filme e começaram os conflitos de opinião antes mesmo do projeto começar a ser filmado.


Faltavam semanas para o início das filmagens, quando Stallone decidiu abandonar o projeto por divergências criativas. Só que ele já tinha contrato assinado com o estúdio e não podia simplesmente dizer "foda-se" e ir embora. Depois de muitas conversas e decisões, Todas as sugestões não acatadas de stallone para Um tira da Pesada foram combinadas e transformadas em um outro filme. Dois anos depois, estreava nos cinemas o filme que conhecemos como Stallone Cobra (Cobra - 1986).

Pois bem. Faltavam semanas para o início das filmagens e o projeto estava agora sem protagonista. A busca por um substituto chegou ao fim quando eles resolveram mudar o caminho que o projeto estava tomando, tornando-o mais leve e com tons de comédia. O responsável por isso foi Eddie Murphy, que chegou como um tapa-buraco para consertar um barco que estava afundando e acabou criando um dos personagens mais icônicos dos anos 80.

Curiosamente, "resquícios de Stallone" podem ser encontrados no filme, se você prestar bem atenção. No filme, Um amigo de Axel é morto em Detroit, é isso que o leva a Beverly Hills. Esse amigo foi interpretado por James Russo e na versão original era para ser irmão do protagonista. Eis o motivo da semelhança física com Stallone. Na versão de Eddie Murphy, o nome do personagem foi trocado, ele passou a ser melhor amigo, mas a cara continua a mesma. No segundo filme, de 87, O diretor Tony Scott faz uma brincadeira com a história, colocando Eddie Murphy rindo ao lado do cartaz de Stallone Cobra.

James Russo e Eddie Murphy. Russo foi escalado por sua semelhança com Sylvester Stallone, o então protagonista do filme.
Por isso que não tem como não gostar desse clássico dos anos 80. Um Tira da Pesada e sua inconfundível trilha sonora estará para sempre na memória de quem viveu os anos 80. Pra quem não viu, é um filme que vale a pena ser assistido e que apesar de tudo, poderia ter sido bem pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário