domingo, 2 de outubro de 2011

A má fase dos enlatados americanos


Acho que nunca estivemos tão mal servidos pelo mercado de entretenimento americano. Todo mês, dezenas de novos seriados tentam se arrastar além da primeira temporada. A grande maioria falha miseravelmente. Os que conseguem caem logo na mesmice e até as idéias mais geniais se perdem no meio do caminho de um seriado de longa duração e o resultado é sempre uma imensa cagada. Vide Lost, Smallville e Prison Break.
Recentemente coloquei meus olhos em um piloto para TV fantástico. The Walking Dead excedeu minhas expectativas e levou o apocalipse zumbi para as telinhas, finalmente. Que merda que meu interesse acabou ali. nos episódios seguintes, o seriado que deveria mostrar os sobreviventes abrindo caminho em meio a hordas de zumbis famintos, passa a ser sobre relações familiares com conflitos pré-fabricados sem a menor lógica. Diante dos meus olhos, eu vi The Walking Dead pouco a pouco se tornar Gilmore Girls.

Outra série que estreou recentemente teve a cara de pau de ser IGUAL a The Walking Dead. "Espera aí. Eu não lembro de nenhuma outra série de zumbis." Tente trocar os zumbis por extra-terrestres e você tem Falling Skies, série que ainda arrasta o nome de Steven Spielberg para atrair público. É exatamente a mesma coisa. Dramas familiares, conflitos entre gerações e pessoas que insistem em levar consigo problemas e valores mundanos para uma realidade diferente, onde a luta diária é para sobreviver e não ganhar uma promoção no trabalho ou ter um caso com outra pessoa. Resumindo: 

Essa semana vi o cúmulo dos absurdos enlatados em um produto que eu estava animado pra ver. Terra Nova, nova série de Dinossauros tinha tudo pra ser Jurassic Park na TV. Ao invés disso, ele pega o mesmo roteiro e a mesma fórmula das outras duas séries que citei e substitui os zumbis e et's por dinossauros. Peraí. Que putaria é essa? Acabou a criatividade? Sim, acabou. não é a toa que tudo o que sai no cinema hoje é adaptação de livros, quadrinhos ou remakes de clássicos recentes. 

O problema não são falta de idéias, são a forma como se exploram essas idéias. Porra, Todas as 3 séries têm um conceito muito interessante que poderiam render seriados épicos que ficariam marcados para sempre na história da TV. 

No piloto de Terra nova você vai se deparar com a seguinte situação: em 2147, a terra está completamente poluída e imprópria para sustentar vida humana. Sem querer (Sim, a série faz questão de enfatizar que foi sem querer) cientistas descobrem um portal no tempo que vai dar a 85 milhões de anos atrás, onde a terra era dominada por dinossauros. Vendo a oportunidade de recolonizar a terra, dessa vez de forma eficiente, controlada e SUSTENTÁVEL, A galers batizou o novo período de tempo de TERRA NOVA e começou a mandar grupos de pioneiros para iniciar um processo de colonização. No piloto há um incrível discurso sobre como o homem destruiu o planeta com guerras e ganância, e que Terra Nova era um lugar para recomeçar do zero. Uma nova chance de se remodelar e remodelar uma sociedade onde todos possam viver em harmonia. O que acontece é bem diferente. Terra Nova é uma sociedade Militarizada comandada por um general (Stephen Lang, de Avatar). Além de termos os humanos do mal, chamados de Sixers (Um grupo que se desgarrou de Terra Nova para formar uma colônia INIMIGA. O objetivo deles é guerrear). Tudo isso com dinossauros extremamente mal feitos e mal renderizados. Jurassic Park, uma produção de 1993 consegue estar ano luz a frente do que Terra Nova de 2011. No mínimo irônico.

Além de tudo isso, temos os dramas. Um filho que não fala com o pai. Motivo: O pai passou 10 anos preso por tentar impedir que sua irmã caçula fossem tirada deles. São esses tipos de conflitos imbecis que destroem qualquer possibilidade de diversão pra quem assiste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário