A história de um garoto que é mandado pra passar as férias com seus tios velhos e excêntricos, que supostamente têm uma fortuna escondida. O garoto em questão é Haley Joel Osment, Indicado ao Oscar pelo seu papel em O Sexto Sentido. Osment era a Dakota Fanning da época. o ator mirim com que todos queriam trabalhar. Os dois velhos são ninguém menos que Michael Caine, vencedor do Oscar por Regras da vida e Robert Duvall, 2 estatuetas e filmes antologicos na carreira como Apocalypse Now e O Poderoso Chefão. Com um elenco desses pouca coisa pode dar errado.
O filme é escrito e dirigido por Tim McCanlies só tem 4 longas na carreira, mas esse filme é um presente dele para o cinema. Uma história simples e comovente com toques de aventura e fantasia. É o tipo de filme feito para assistir com a namorada no sofá, porque elas sempre choram. Aliás, não só elas. Poucos filmes conseguem me fazer chorar de me derramar e esse é um deles.
É uma história sobre envelhecimento. Um garoto prestes a se tornar um homem e dois velhos saudosos de seus dias de glória. A fotografia de Jack Green (O Virgem de 4o Anos, Como se Fosse a Primeira Vez) é nostálgica, com cara de lembranças antigas da infância. Seus filmes têm esse sentimento muito pessoal. você se sente muito confortável assistindo. é aconchegante. Unindo isso a trilha sonora de Patrick Doyle (Thor, Harry Potter e o Cálice de Fogo) e você tem uma experiência cinematográfica completa.
São muitos os filmes que são feitos para tocar emocionalmente o grande público, mas poucos conseguem de fato. não por falta de talento, mas por falta de criatividade. Tim McCanlies dirige esse filme como o filme autoral que é e isso o torna único. Já ouviram falar que a comida fica mais gostosa s quando é feita com amor? Vale o mesmo para o cinema.
Um filme que eu recomendo bastante. Um conto de fadas que remete a infância e nos provoca sentimentos de saudades de um tempo onde tudo era mais simples e o mundo era mágico. Para ver sozinho ou acompanhado (de preferência acompanhado).

Nenhum comentário:
Postar um comentário