Escrito, produzido, dirigido e estrelado pelo cara que eu considero o grande nome da comédia da atualidade: Ricky Gervais, da versão britânica de The Office. Dono de um humor sarcástico e politicamente incorreto e polêmico por natureza, Ricky irrita muita gente em Hollywood. Ano passado, quando apresentou o Oscar, ele pisou e alfinetou o ego de hollywood. Resultado: esse ano tivemos a fraquíssima apresentação de James Franco e Anne Hathaway.
Mas voltando ao filme, O Primeiro Mentiroso é uma comédia fantástica sobre um mundo onde todo mundo diz a verdade, até que Mark (Gervais) acaba contando a primeira mentira do mundo. A partir daí, sabendo que é capaz de mentir, ele consegue moldar o mundo da maneira como lhe cabe.
Uma excelente crítica ao modo de vida e a economia atual. Gervais desconstrói o conceito de mentira. Desde as grandes, que nos são bombardeadas pela mídia todos os dias até as pequenas que contamos no dia a dia.
Uma excelente crítica ao modo de vida e a economia atual. Gervais desconstrói o conceito de mentira. Desde as grandes, que nos são bombardeadas pela mídia todos os dias até as pequenas que contamos no dia a dia.
O elenco é ótimo. Além do próprio Ricky Gervais, Jennifer Garner (De Repente, Elektra), Rob Lowe (Obrigado por Fumar, The West Wing) e Tina Fay (30 Rock). Não para por aí, Jonah Hill (Superbad), Jason Bateman (Quero Matar Meu Chefe) e Edward Norton (Clube da Luta) também fazem participações.
Ricky Gervais tem um timing único de comédia, por isso é uma grande vantagem que aqui ele possa se dirigir e dar ao filme o ritmo exato para suas piadas. Apesar de ter momentos engraçadíssimos, esse não é um filme pra você rolar de rir. É uma comédia gostosa, lenta que deve ser degustada com calma. É um humor mais sutil, com um toque de alfinetada que todos nós sentimos que nos faz ponderar depois sobre as nossas próprias mentiras cotidianas.
Uma das minhas comédias favoritas dos últimos anos e falo isso sem medo. Vemos tantas comédias formulaicas sendo lançadas todo mês que é um alívio ver algo original que foge dos padrões convencionais. Recomendo muito.

Nenhum comentário:
Postar um comentário