Ridley Scott é um dos mais respeitados cineastas do mundo. Um cara que meteu a cara, cometeu erros, acertou muito e construiu uma carreira cinematográfica de dar inveja a qualquer um. Hoje, perto de completar 74 anos de idade, Scott continua em atividade, disposto a revisitar o seu início de carreira com dois dos seus maiores sucessos: Alien e Blade Runner.
Scott nasceu em 1937 no nordeste da Inglaterra em uma família de militares. Se formou em Design e sempre gostou de filmes. Entre seus favoritos, Cidadão Kane e Os Sete Samurais.
Depois disso, Scott foi estudar na Royal College of Art, a mais prestigiada pós graduação em artes e Design do mundo. Lá ele fez parte da revista da universidade e ajudou a criar um departamento de cinema. Como seu projeto final, Scott dirigiu um curta em 16mm preto e branco chamado Boy and Bicycle (1965) onde ele já demonstrou talento e referências que o acompanhariam pelo resto de sua carreira. O curta é de uma simplicidade fenomenal. Um passeio de bicicleta de um garoto que tirou um dia de folga da escola. O garoto, no caso, é o seu irmão, o também diretor Tony Scott. Eis um trecho do filme:
O filme todo tem 27 minutos de duração. Pra quem tiver curiosidade de assistir, o curta foi lançado como extra no dvd Os Duelistas (The Duellists - 1977), primeiro longa da carreira de Ridley Scott.
Depois disso, veio Alien (1979). O filme que deu fama internacional para Scott e criou uma das franquias mais icônicas do cinema. Me permito ressaltar que Scott só aceitou dirigir Alien depois que assistiu Star Wars no cinema e se convenceu de que era possível fazer um grande filme baseado em ficção científica. Ponto pra George Lucas.
Com Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982), Ridley criou um estilo, iniciou o conceito cyberpunk no que é considerado o clássico mór da ficção científica mundial e que ironicamente fui pessimamente recebido nas bilheterias, o que fez com que o filme fosse retirado de cartaz antes do tempo por falta de público.
A partir daí, Ridley Scott começou a variar entre sucessos e filmes, digamos, menores. Entre os sucessos, A Lenda (1985) que transformou Tom Cruise no "queridinho da américa" e Thelma e Louise (1991), clássico que colocou Brad Pitt no mapa. Quanto aos filmes menores, não são exatamente fracassos. Cada filme tem o seu charme. 1492 - A Conquistado Paraíso (1492 - Conquest of Paradise - 1992) Tormenta (White Squall - 1996) e Até o Limite da Honra (G.I. Jane - 1997).
Em 2000, veio o maior sucesso de sua carreira. Gladiador (Gladiator), ganhador de 5 Oscars, incluindo Melhor Filme. Ridley Scott passa a ser a nata da nata de Hollywood. O sucesso veio seguido imediatamente por Hannibal (2001), a sequência tão esperada de Silêncio dos Inocentes e um dos melhores filmes de guerra da história, Falcão negro em Perigo (Black Hawk Down - 2002) que reafirmou Ridley Scott com mais 2 estatuetas. A filmografia segue com Os Vigaristas (Matchstick Men - 2003)com Nicolas Cage, Cruzada (Kingdom of Heaven - 2005) com Orlando Bloom, Um Bom Ano (A Good Year - 2006) com Russel Crowe, O Gangster (American Gangster - 2007) com Denzel Washington e Rede de Mentiras (Body of Lies - 2008), com Leonardo DiCaprio. Seu último sucesso foi Robin Hood (2010), de novo com Russel Crowe.
Uma carreira sólida e conturbada. Scott é um dos grandes nomes do cinema mundial e é também conhecido por suas manias longe das câmeras, como lançar e relançar versões extendidas e versões de diretor de seus filmes em DVD só para lucrar mais. Muito espertalhão.
Ele agora volta as suas origens reinventando dois de seus maiores clássicos. Ele está atualmente trabalhando em Prometheus, que vai seguir de prequel para a série Alien. e já assinou para assumir um prelúdio de seu próprio clássico: Blade Runner.
Sim. Ridley Scott vai dirigir um prequel de Blade Runner, para desespero dos fãs. Eu pessoalmente acho que o filme é perfeito do jeito que é, mesmo depois das 97 versões já lançadas até hoje que mudaram completamente o filme original. Mas, ei. Se tem alguém que pode fazer isso, é ele. O que nos resta é se ele vai voltar as origens, ou vai apenas reinventar duas franquias para ganhar mais dinheiro? Seja o que for, eu aguardo ansioso para ver o que ele vai fazer antes dos 80 anos.

Ele não vai dirigir um remake não cara, provavelmente será um prelúdio.
ResponderExcluirverdade. corigido.
ResponderExcluir