quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Vencedor (The Fighter - 2010)

A história real de Micky Ward. Lutador de boxe de Massachusetts que foi campeão da WBU (World Boxing Union) pela categoria Meio-Leve (Junior Welterweight). Aqui, o papel principal fica por conta de Marky Mark Wahlberg. No elenco, Christian Bale,Amy Adams e Melissa Leo.

Um filme de boxe que é ao mesmo tempo igual e diferente dos outros que já vimos. Sim, é sobre um lutador, sua vida, sua luta e seu triunfo, porém, vemos aqui um retrato real, interpretado e dirigido como tal, de uma vida, uma realidade, sem maquiagens e sem romantismo. E nesse ponto, o filme cumpre bem o seu papel.

Micky é o filho mais novo de uma família de 9 irmãos e irmãs. Ele começa sua carreira de boxe sendo treinado pelo seu irmão mais velho Dicky (Christian Bale), um famoso fanfarrão local que se gabava por ter nocauteado Sugar Ray Leonard, mas era viciado em crack, e era empresariado pela sua mãe Alice (Melissa Leo). Não resta dizer que a típica família irlandesa passa por bons apertos para tentar levantar a carreira de Micky, até que ele conhece Charlene (Amy Adams). É onde temos a oportunidade de ver um clássico exemplo de “John e Yoko” pelos olhos do próprio John.

O elenco está de parabéns. Christian Bale está impecável. Sua interpretação de Dicky Eklund o rendeu uma verdadeira coleção de prêmios até agora e ele vai ao Oscar com sua barra de confiança maximizada. Só para citar por alto, ele já ganhou prêmios das associações de críticos em Austin, Boston, Ohio, Chicago, Dallas, Florida, Kansas City, Las Vegas, Londres, Palm Springs, Phoenix, Washington, além do BAFTA (O Oscar britânico), O Globo de Ouro, a indicação ao Oscar e a muitos outros prêmios espalhados pelo mundo. Não são poucos, e se brincar, a coleção está para aumentar mais um no dia 27 de fevereiro quando a Academia de Artes Cinematográficas se reúne para a cerimônia de entrega do Oscar.

Amy Adams, continua sendo, na minha opinião, uma das melhores e mais encantadoras atrizes da sua geração, também recebeu indicações e prêmios como Melhor Atriz Coadjuvante e também indicada ao Oscar. Sua interpretação da esposa de Micky Ward, Charlene é clássica.

Também concorrendo ao Oscar na mesma categoria de melhor atriz coadjuvante, temos Melissa Leo que interpreta a mãe de Dicky e Micky, Alice Ward. Uma interpretação tão real, que a atriz desaparece completamente atrás dos trejeitos da personagem.

E no papel principal temos... Mark Wahlberg, fazendo o que sempre faz. Vocês o conhecem certo?

A direção de David O. Russel, diretor do fraquíssimo Três Reis e de “The Huckabees” também recebe sua indicação ao Oscar como Melhor Diretor, recebeu mais 7 prêmios e 6 indicações, inclusive uma para o Globo de Ouro. Embora Russel tenha se esforçado e entregado um filme conciso, preciso, comovente e emocionante, será uma grande surpresa se ele ganhar o Oscar. Não pela sua falta de talento ou mérito, nada disso, mas pelo nível da competição que ele vai enfrentar na categoria. No entanto, se ele ganhar, será uma adorável surpresa.

O filme recebe no total 7 indicações ao Oscar. Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale), Dois de Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams e Melissa Leo), Melhor Roteiro e, é claro, Melhor Filme. Todas as indicações foram merecidas.

O Vencedor é um grande filme sobre uma grande vida, contado de uma forma esplêndida. Entra para a coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário